quarta-feira, 10 de abril de 2013

Irajá Gastrô (Botafogo)



Essa foi a dica mais surpreendente deste ano (aqui do Rio, pois já vamos publicar algumas de Paraty e de São Paulo). Folheando o caderno "Rio Show" no final do ano passado, me deparei com uma matéria sobre o Irajá Gastrô, até então não muito conhecido mas, com a correria de festas e etc, só conseguimos ir neste ano. 
Em uma rua com uma característica mais residencial (Rua Conde de Irajá), localizado em um casarão branco, destes antiguinhos pelo qual sou apaixonada (sou arquiteta, né?), fica o Gastrô.
Um corredor, que faz as vezes de bar quando o restaurante está muito cheio, te leva ao salão, que fica nos fundos. Mas nesse percurso você é surpreendido pela vista da cozinha, que é aberta, e pelos outros ambientes do restaurante, que mais parecem um lounge. A decoração é mais moderninha e super descolada, adoramos!
Quando pegamos o Menu, ficamos em dúvida do que pediríamos, pois TODAS as opções são excelentes e tentadoras. Na dúvida, resolvemos chutar o balde e pedir o Menu degustação, que incluia 4 entradas, 2 pratos principais e uma sobremesa. Isso tudo as escuras, o chef decidia o que viria para a mesa. Eu que sou mais fresca com comida, fiquei meio receosa, já o Rafa tava super empolgado.
Ele escolheu um vinho branco que esqueci o nome, obviamente, e ficamos aguardando ansiosos o que chegaria a nossa mesa.
A primeira entrada foi a salada caprese com a mussarela de búfala líquida, seguida pelo pão de queijo de tapioca com coulis de damasco. Depois trouxeram o frito misto com salada caesar e para finalizar o round de "entradinhas" o "galinheiro", composto por ovo orgânico pochê, glacê de galinha caipira, curau de milho e crocante de canjiquinha. Todas essas entradinhas foram incríveis, com destaque para a "galinheiro", que foi a mais diferente e surpreendente.
Por sorte, nos mandaram um prato principal que o Rafa escolheria, caso não tivessemos escolhido o menu degustação, a famosa paleta de cordeiro assada por horas com direito a purê de berinjela tricolor e, como segundo prato principal, o polvo grelhado. Vou assumir que não sou muito fã de polvo e que fiz careta quando o prato chegou, mas resolvi dar uma chance e só não lambi o prato por educação rs. Excelentes escolhas, a comida estava no ponto e tanto a paleta quanto o polvo estavam desmanchando na boca.
Por fim, fomos agraciados com conhecido "melhor bolo de chocolate do mundo", o famoso bolo quente de brigadeiro com creme de baunilha. Dos deuses, pena que já tinhamos comido demais.
Nossa experiência gastronômica no Irajá Gastrô foi sensacional, pois além da comida ser excelente, o atendimento foi nota 10 e o ambiente é bem legal para ir em um programa a dois (entende-se que não tem muitas crianças).
Gastamos em média uns R$ 250,00 por pessoa, mas como disse, chutamos o balde e, além de termos tomado vinho, escolhemos o menu degustação, que não é barato, mas que valeu a pena para experimentar pratos diferentes que certamente não teríamos escolhido.
Aconselho fazerem reserva, pois o restaurante anda bem disputado, principalmente no jantar.

Irajá Gastrô
Rua Conde de Irajá 109 - Botafogo - Rio de Janeiro
(21) 2246-1395 / (21) 2286-4249

4 comentários: